Consumindo informação científica: o que é fator de impacto?

Na dita “Era da Informação”, o conhecimento está disponível para quem estiver disposto a pesquisar. Entretanto não basta apenas jogar algumas palavras-chave no Google e esperar que retorne resultados com um respaldo científico robusto. Provavelmente irá te retornar com posts de blogs, versões online de magazines populares e postagens em redes sociais.

Quando buscamos informação científica, essa está contida em periódicos indexados e avaliados por pares. O que isso quer dizer? Teoricamente são publicações onde um corpo editorial composto por cientistas, é responsável por avaliar sua pesquisa e se aprovada, autoriza-se a publicação. Claro que nem todas as revistas são de fato éticas em relação a análise dos estudos submetidos a avaliação. Existe um mercado em torno de publicações científicas, já que todo esse processo envolve dinheiro. Logo, algumas revistas menos sérias cobram a taxa e deixam passar artigos pessimamente conduzidos. Um fato pitoresco que ilustra bem o nível de algumas publicações ocorreu em 2014, quando os pesquisador Peter Vamplew submeteu um artigo-protesto dos pesquisadores  David Mazières e Eddie Kohler denominado Get me off Your Fucking Mailing List a revista International Journal of Advanced Computer Technology. O artigo consistia na repetição do título por todo o corpo do texto, contendo ainda um gráfico e diagramas.

Parece brincadeira, mas o artigo foi classificado pelo periódico como excelente e por 150 dólares (o que é uma taxa baixa), Vamplew teria o artigo publicado. Não houve o pagamento da taxa, mas esse acontecimento evidenciou o caráter predatório de muitos periódicos, que ganham dinheiro através dessas cobranças, mas deixando o conteúdo totalmente de lado. Outro aspecto evicendiado é da lógica do “Publique ou Pereça” (Publish or Perish), ou seja se você quer ser um cientista de renome, seja absurdamente produtivo. Publique muito, mesmo que seus artigos sejam irrelevantes ou mal-conduzidos. Sempre haverá alguma revista que publicará, por meio do pagamento das taxas.

Por isso que sou bem chatinha em relação a qual revista o artigo foi publicado. É só uma das formas de garantir que a publicação foi avaliada com seriedade por parte da esfera científica. Para determinar o quão relevante para uma determinada área é a revista existe o Fator de Impacto (FI), que é resumidamente o quanto as pesquisas publicadas naquele periódico são citadas. O FI é publicado no Journal Citation Reports anualmente, e trás informações a respeito de periódicos de diversas áreas do conhecimento, e diversas partes do mundo. No Brasil, a Fundação CAPES do Ministério da Educação também possui seu próprio índice, o Qualis Periódicos.

Saber onde a informação foi publicada é fundamental para saber se o que está contido lá é realmente relevante. Existem dados muito ruins publicados mundo afora, mas que ainda sim são citados por leigos (o que é compreensível, pois ninguém é obrigado a saber de tudo) e profissionais que não detém o conhecimento de como a ciência é feita. Ou são desonestos mesmo, o que infelizmente tem sido algo bem comum de se ver. A pessoa fica tão presa a um argumento que faz de tudo pra defendê-lo, mesmo que precise citar papers ruins.

Claro que não é só o FI que conta. Uma boa leitura do artigo que responderá se é relevante ou não. Mas é um ponto inicial importante.

Referências

PLUME, A.; VAN WEIJEN, D. Publicar ou perecer? O crescimento do autor fracionado – Publicado originalmente na newsletter Elsevier “Research Trends Issue 38 (online). SciELO em Perspectiva 2014 (visitado em 30/07/2017). Disponível em http://blog.scielo.org/blog/2014/10/02/publicar-ou-perecer-o-crescimento-do-autor-fracionado-publicado-originalmente-na-newsletter-elsevier-research-trends-issue-38/#.WX3BQspv_qA

https://www.ufrgs.br/blogdabc/o-que-voce-precisa-saber-sobre-fator-de-impacto/ (acesso em 30/07/2017)
https://www.theguardian.com/australia-news/2014/nov/25/journal-accepts-paper-requesting-removal-from-mailing-list (acesso em 30/07/2017)

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf (acesso em 30/07/2017)

Obs: pessoal, desculpa por não organizar as referências direitinho. Depois disponibilizo de uma forma mais adequada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s